Quem Sou

 


    Minha primeira memória de futebol com toda certeza foi da Copa de 1982, na ocasião la em casa a tv ainda era preto e branco, e tive a oportunidade de assistir com minha família aquela Seleção de Zico, Sócrates, Falcão e Cia mostrar ao mundo o que na época se chamou de Futebol Arte. Creio que foram muito mas muito poucas seleções no mundo que fizeram essa façanha, mesmo não vencendo a Copa ficaram eternizadas pelo futebol apresentado.
    O futebol de botão era uma brincadeira que encantava nossos corações porque você tinha a possibilidade de catalogar os diversos times, colecionar as caixas com os botões e fazer os campeonatos juntando os amigos e quem dessa época nunca fez também seus campeonatos sozinho rsrss. Na ocasião, claro de longe você tinha a facilidade que se tem hoje de encontrar os escudos e adesivar os botões. Na verdade era um sofrimento e alegria ao mesmo tempo pois quando você encontrava nos armarinhos um time novo para a coleção, era tudo de bom. 
    O mais perto que havia da internet naquela época era a Revista Placar, pois ali você tinha um monte de possibilidade, inclusive de recortar um novo escudo todo mês na matéria específica sobre eles. E ai a criatividade dependia de você, recortar a cara de um jogador com a moeda de base para colocar no botão, recortar e colar o nome do jogador no botão e pura aí a fora.
    Tive essa vida ativa com o futebol de botão dos meus 08 anos até praticamente os 16, pois logo depois eu tive que sair para estudar e trabalhar fora de casa e praticamente perdi todo o histórico do que aconteceu com essa brincadeira, uma vez que na segunda metade da década de 90 os jogos virtuais começaram a chegar com força juntamente com os micro computadores.
    Eis que muitos anos depois me deparo em 2010 com a lendária e antológica matéria do Esporte Espetacular com o Ricardo Baruque, proprietário da Loja Botão F.C. Que matéria sensacional bicho e que me fez retomar toda aquela paixão desenfreada pelo universo dos botões.


    Descobri um novo universo, agora com botões sofisticados, regras oficiais e claro todo o saudosismo dos botões antigos que alguns adeptos chamam de retrô e eu chamo tudo de futebol de botão, porque a paixão acaba sendo a mesma com os sofisticados ou os antigos e assim me tornei um jogador de campeonatos oficiais e também um colecionador.
    

    De 2011 até o presente momento já joguei federado pelas equipes: ADDP de Cabo Frio, Goytacaz Futmesa, Botafogo Futmesa, Macaé Futmesa (também membro fundador), Escalada Futmesa (proprietário do times), Poços de Caldas Futmesa, Doberman's Futmesa, Duque de Caxias e atualmente jogando pelo São Cristovão Futmesa.


    Meu blogger passou por algumas formatações porque eu quis deixar de um jeito mais agradável para eu curtir e levar uma ideia bacana para meus leitores. Inicialmente ele se chamou "Loucos Por Futmesa", o embrião que na ocasião eu fazia uma alusão ao programa Loucos Por Futebol. Depois eu comecei a desenhar as artes e teve uma ótima repercussão pois eu recebi muitas mensagens, o que venho aqui agradecer a todos que puderam fazer contato comigo. Nesse instante o blogger já estava com o nome de Allan Rodrigues Futmesa. Chegou um dado momento eu comecei a ver a necessidade de tirar ele do ar porque havia muitas artes, algumas delas disponibilizadas para donwload e outras não, dai acabei tendo dificuldades para responder todas as mensagens. Peguei uma época dura de economia do País e no trabalho estava saindo muito tarde e cansado quando chegava em casa para interagir. Daí eu retirei ele do ar para melhor formatar um que tivesse mais a ideia do que eu gostaria de apresentar e desse modo nasceu agora o "...futebol, boteco e Botão..." que estarei escrevendo sobre as diversas e românticas relações que tenho entre o botão e o futebol e ao mesmo tempo interagindo com a rapaziada que gosta desse que chamamos de lazer, esporte ou passatempo que no final faz com que possamos nos encontrar sempre no bater dos corações.
    Obrigado por todo aquele que puder acessar esse material e curtir, pois é um espaço para interação e claro catalogar amigos que compartilham comigo dessa paixão de toda uma vida.


    Acima um registro da minha participação numa etapa da FEFUMERJ e abaixo alguns registros meus que tenho o prazer de compartilhar aqui.
    Meu e-mail é: allanrodriguesfutmesa@gmail.com, desde já agradeço todos que visitarem este espaço de saudosismo na arte de palhetar.