segunda-feira, 17 de junho de 2024

Holanda de 1988 - Uma Seleção que salvou toda uma história

 

Hoje o post é para uma Seleção antológica, que praticamente salvou toda uma geração de craques. Digo isso porque a Holanda teve sempre vários elencos históricos, jogadores brilhantes e que se teve uma injustiça na história do futebol de todos os tempos é essa Seleção nunca ter sido campeã mundial, inclusive desde a geração da lendária Laranja Mecânica até os traques que fizeram parte das últimas formações fizeram campanhas espetaculares nas competições.

Porém essa Seleção de 1988 levantou o título da Euro Copa daquele ano e com maestria, pois em seu elenco havia craques brilhantes que fizeram parte da galeria dos melhores de todos os tempos, Gullit, Van Basten e Cia.


Isso tudo sem contar essa camisa lendária que talvez tenha sido considerada a mais bonita da década de 80 e que de bate pronto já faz lembrar essa brilhante seleção.

O único título internacional dessa seleção, algo que nem o carrocel de Cruyff conseguiu.

Um dado um tanto que eloquente também foi que a semi final acabou tendo um peso quase que maior que a própria final contra a URSS, pois a Holanda encarou a forte Alemanha, a mesma que 14 anos antes teria tirado o sonho da Laranja Mecânica do titulo mundial de 1974. Uma partida antológica cujo placar foi aberto pela Alemanha e aumentado ainda mais a tensão dos holandeses, que nesse dia contaram com a brilhante atuação de Marco Van Basten que minutos antes do final marcou o gol de virada.

Consta que a Holanda comemorou essa vitória em Amsterdã de forma absurda, algo que talvez nunca tenha sido realizado com mais força pelos torcedores apaixonados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário